Bombas Diesel DENSO

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Tipos de bombas diesel: controladas eletronicamente e convencionais

DENSO fornece dois tipos de bombas de injeção de combustível controladas eletronicamente, que oferecem um método completamente diferente de injeção respeito às bombas de injeção de combustível convencionais.

Bomba distribuidora de injeção de combustível (rotativa) 

O sistema eletrónico de controlo de uma bomba de tipo distribuidora consiste em diferentes sensores, uma central eletrónica (ECU) e um atuador. Os sensores detetam as condições de funcionamento do motor e enviam sinais à central eletrónica. O atuador controla quer a quantidade quer o tempo de injeção com base no sinal recebido pela central eletrónica, que calcula os níveis ótimos para a condição de funcionamento atual do motor.

Bomba de injeção de combustível Common Rail (bomba de alimentação)

A bomba do tipo Common Rail foi desenvolvida para satisfazer as rígidas normativas em matéria de gases de escape atualmente em vigor. Este sistema inclui uma bomba de alimentação, uma conduta comum ("common rail"), injetores controlados eletronicamente, diferentes sensores para detetar as condições de funcionamento do motor e um computador (ECU) que controla todos estes dispositivos. A bomba de alimentação é acionada pelo motor e pressuriza à alta pressão o combustível. Em cada cilindro do motor existe um injetor, e o combustível, à alta pressão, pela bomba de alimentação é distribuído a cada injetor pela conduta comum.

 

Também as bombas de injeção controladas mecanicamente dividem-se em duas categorias:

Bombas de injeção de combustível em linha

A bomba de injeção de combustível em linha tem tantos mecanismos de pressurização do combustível (elementos) quantos forem os cilindros do motor. Este tipo de bomba, incluindo o regulador, o timer e a bomba de alimentação no corpo da bomba, é utilizado principalmente para camiões de médias e grandes dimensões como também para veículos utilizados na construção. O corpo da bomba possui mecanismos de pressurização/alimentação de combustível e mecanismos
de controlo da quantidade de injeção, acionados por um eixo de cames. Os elementos no corpo da bomba alimentam o combustível em cada cilindro do motor, segundo a ordem de injeção.

Bomba de injeção distribuidora

A bomba de injeção distribuidora dispõe de um único mecanismo de pressurização do combustível, independentemente do número de cilindros do motor. Dispõe todavia de um distribuidor concebido para distribuir o combustível pressurizado a cada cilindro, com base na ordem de injeção. Todos os componentes, incluindo o regulador, o timer e a bomba de alimentação, estão incorporados na carcaça da bomba. Esta pequena bomba de peso reduzido pode funcionar à alta velocidade, o que a torna ideal para motores de pequenas dimensões.